CIDADE
Publicada em 10/05/23 às 14:55h
Palestra para as mães do Programa de Atendimento Integral à família (PAIF)
Com a Psicóloga Michelle de França

R.Pinhal Em Foco

PAIF  (Foto: R.Pinhal Em Foco)

Aconteceu nesta quarta-feira (10/05) no Centro Cultural, um evento em comemoração ao dia das mães, realizado pelo CRAS, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social; com a presença da psicóloga Michelle de França, palestrando para as mães do Programa de Atendimento Integral à família (PAIF). 


O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) é oferecido pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Ribeirão do Pinhal e tem como objetivo apoiar as famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso a direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. Consiste no trabalho social com famílias, de serviço continuado, com a finalidade de apoiar e fortalecer os vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo das famílias.


A quem se destina?

Famílias em situação de vulnerabilidade social, da fragilização de vínculos de pertencimento e sociabilidade e/ou qualquer outra situação de vulnerabilidade e risco social; residentes na área de abrangência dos Cras em Ribeirão do Pinhal.
As principais ações do PAIF podem ser de intervenção individual e/ou coletivo; as quais são: acolhida, estudo social, visitas domiciliares, acompanhamento familiar, as oficinas com famílias, as ações comunitárias, as ações particularizadas e os encaminhamentos necessários.


Uma das formas do serviço é por meio da Equipe Volante, que integra a equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). 


Essa equipe é responsável por fazer a busca ativa destas famílias, desenvolver o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), apoiar a inclusão ou atualização cadastral das famílias no Cadastro Único, realizar os encaminhamentos necessários para o acesso à renda, para serviços da Assistência Social e de outras políticas.


Ao final foi servido um delicioso lanche para todas as participantes. Foi uma manhã de grande aprendizado em que todas puderam participar e refletir sobre o desafio de ser mulher e de ser mãe.

Secretaria de Assistência Social


Prefeitura Municipal


GESTÃO 2021/2024



Agora

Cidade













Fan Page




Notícias de Ribeirão do Pinhal
Copyright (c) 2024 - R.Pinhal Em Foco - Todos os direitos reservados